Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/thaiss67/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Meu filho não dorme e eu não durmo! - Blog - Dra. Thaíssa Cruvinel - Psiquiatra

Meus Artigos

Artigos sobre diversos temas na psiquiatria e saúde.

Meu filho não dorme e eu não durmo!

Lendo alguns depoimentos maternos, observei que as mamães se queixam bastante da diminuição da qualidade de sono após a vinda da maternidade e com razão, já temos estudos que mostram que essas queixas em relação ao sono dos seus bebês são consistentes, principalmente no que se refere ao horário de dormir e de despertar e à quantidade e duração do sono noturno.

O fato de o recém-nascido passar grande parte do dia adormecido faz pensar que o sono tenha papel importante no desenvolvimento físico e mental das crianças. O tempo total de sono por dia reduz-se paulatinamente a medida que a idade da criança aumenta (as mamães dizem ufa).

Em 2016, foi publicado um consenso de necessidade de tempo de sono para a população pediátrica e segundo ele os bebês de 4 a 12 meses devem dormir de 12 a 16 horas (incluindo os cochilos) de forma regular para promover a saúde. As crianças de 1 a 2 anos de idade devem dormir de 11 a 14 horas por dia (incluindo cochilos). As crianças de 3 a 5 anos de idade devem dormir de 10 a 13 horas por dia (incluindo cochilos) e as crianças de 6 a 12 anos de idade devem dormir de 9 a 12 horas por dia. Com o passar dos meses ocorre um amadurecimento do ritmo de sono e vigília, ele então se estabelece e a criança passa a apresentar diminuição da necessidade de dormir de dia, consolidando as horas de sono à noite. Nessa idade, já existe condições biológicas de estabelecimento do ritmo luz e dia e as crianças tornam-se mais sensíveis ao meio ambiente, respondendo ao claro/escuro para organizar seu ritmo vigília/sono.

O ritmo da casa e as rotinas noturnas funcionam como sinais sociais ou ambientais para o cérebro da criança em desenvolvimento, os hábitos e rituais para o sono são muito importantes para promover a maturidade do sistema cerebral responsável pela regulagem do sono.

Portanto, utilizar-se de medidas simples contribuem enormemente para a saúde das crianças e dos pais, exemplo:

  1. estabelecer um horário, uma rotina e um rituais consistentes para o sono (música relaxante, leitura, …),
  2. evitar estimulação física, mental ou emocional perto da hora de dormir,
  3. evitar oferecer alimentação durante a noite,
  4. evitar dormir com fonte luminosa durante toda a noite,
  5. treinar a criança a adormecer sozinha, sem a presença dos papais ou cuidador,

Por fim, a qualidade de sono do seu filho se associa à sua qualidade de sono, e por sua vez a má qualidade de sono das mamães se associa a depressão, estresse e fadiga. O melhor mesmo é procurar a ajuda de um médico para se sentir mais segura em relação ao sono dos seus bebês.

Dra Thaissa Cruvinel

Médica Psiquiatra

CRM-DF 17242

Mídias

Me encontre na sua rede social favorita.